quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mais notícias sobre o mutirão carcerário na PB

Fonte:Secom-PB
O Conselho Nacional de Justiça esta liderando um mutirão carcerário na Vara de Execuções Penais na Paraíba para colocar em dia cerca de 15 mil processos que estão encalhados na Justiça. De acordo com o secretário de Administração Penitenciaria, Roosevelt Vita, cerca de 5% dos 9 mil presos paraibanos já deveriam estar em liberdade, mas ainda aguarda a conclusão de seus processo, que devem ser agilizados com o mutirão.

Vita destacou que o mutirão carcerário esta recebendo colaboração da Secretaria de Administração Penitenciaria, do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública. Segundo ele, na Paraíba a situação de presos que já cumpriram pena não é tão grave, quanto em outros estados.

“Em outros estados existem problemas de maior monta que na Paraíba. Pelo levantamento que tenho feito e pela minha experiência, não acredito que tenha mais que 5% que tenham essa condição”, disse, se referindo aos presos com direito a liberdade.

O secretário ressaltou ainda que na Paraíba não existe nenhum preso em delegacias, todos estão em presídio. “A Paraíba é o único estado com essa condição, desafio qualquer um outro”, destacou.

Para ele, isso justifica por que a Paraíba tem 9 mil presos, enquanto o Rio Grande do Norte tem apenas três mil e cem, Sergipe tem mil e duzentos, Alagoas só tem 1.400. “Os três estados tem menos do que nós, com o dobro da população. Por que o resto esta engavetado dentro das delegacias, alguns dormindo amarrados nas grades. Isso não acontece na Paraíba”, disse.